Último dia da 20ª CineOP celebra memória e cinema brasileiro
Mostra se despede com reflexões sobre memória, políticas públicas e a importância do cinema brasileiro
20ª CineOP convidou a cidade de Ouro Preto para uma imersão no cinema brasileiro, oferecendo uma programação gratuita para a comunidade. - Foto: Maria Eduarda Marques/Agência Primaz
O cine-concerto “O Garoto”, de Charles Chaplin, será transmitido enquanto a trilha sonora original, composta pelo próprio Chaplin, será interpretada ao vivo pelas musicistas Natália Barros, Isabela Alencastro e Jennifer Cunha. A apresentação conta com elementos da música brasileira, e convida o público para apreciar a obra sob uma nova perspectiva.
A Mostra Competitiva Contemporânea – Arquivos em Questão reuniu 5 longas que têm em comum o uso criativo de imagens de arquivo, que validam a importância da montagem, da curadoria e da memória para a criação. As obras “Ruminantes”, de Tarsila Araújo e Marcelo Melo; “Um Olhar Inquieto”, de Jorge Bodanzky em parceria com Liliane Maia; “Itatira”, de André Luís Garcia; Paraíso, de Ana Rieper; e “Meu Pai e Eu”, de Thiago Moulin; integram a mostra. A escolha do melhor filme da mostra será feita por um júri técnico, e o filme vencedor vai receber o Troféu Vila Rica durante a cerimônia de encerramento.
Ver Mais
Cartas de Ouro Preto
Nesta segunda-feira (30) também acontecem as leituras e apresentações oficiais das Cartas de Ouro Preto 2025, documentos que expressam os principais encaminhamentos e propostas construídos coletivamente ao longo dos encontros daCineOP.As cartas pretendem reafirmar o papel da CineOP como espaço de articulação, escuta e construção coletiva de políticas públicas para o audiovisual, especialmente no que tange a educação e a preservação. As leituras serão feitas no Centro de Convenções, a partir das 11h30.

Pré-estreia de “Brasilianas”
A 20ª CineOP apresenta ainda a pré-estreia nacional de “Brasilianas: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo”, documentário de Joel Zito Araújo, nesta segunda-feira (30), às 17h, no Cine-Teatro. A exibição integra a Mostra Contemporânea – Construindo Memórias, que reúne filmes contemporâneos que colaboram para a cultura cinematográfica e para a preservação e celebração da memória brasileira. Em sua estreia, a mostra homenageia figuras marcantes da cultura nacional, como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Carybé, Eva Nil e companhia musical Brasilianas.

Maria Teresa Carvalho
Natural de Belo Horizonte e cursa Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse por jornalismo cultural e literário. Atuou como estagiária da Agência Primaz entre abril e agosto de 2025.









