Professor da UFOP lança livro sobre contracultura e MPB
Cláudio Coração, autor da obra, analisa contracultura, música popular e movimentos históricos no Brasil - Foto: Pedro Lavigne
O professor do curso de Jornalismo da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Cláudio Coração lança, na próxima terça-feira (10/02), o livro “Bêbados Trajando Luto: Movimentos Críticos, Contracultura e Música Popular nos Anos 1970”. O evento acontece no Museu de Mariana, das 18h30 às 21 horas, e contará com roda de conversa com o autor, além de coquetel, sessão de autógrafos e venda de exemplares no local.
Entre os corredores do ICSA e os bancos do Jardim, Cláudio Coração é conhecido por instigar seus alunos com aulas e conversas repletas de análises sobre o universo da cultura, especialmente no cenário brasileiro.
Docente do Departamento de Jornalismo e Coordenador do Grupo de Pesquisa “Quintais: cultura da mídia, arte e política”, o professor apresenta na obra reflexões construídas ao longo de pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre contracultura no Brasil.
Sobre o livro
O livro percorre momentos históricos ligados ao caminho da redemocratização brasileira, tendo a música popular brasileira, principalmente dos anos 1970, como eixo de análise.
Ao longo da obra, eventos como o golpe militar de 1964, a anistia de 1979, a retomada democrática na década de 1980 e a promulgação da Constituição de 1988 são discutidos a partir do conceito de “movimentos críticos”, identificados pelo autor nas músicas do período.
Segundo Cláudio, o ensaio nasce a partir de três inquietações centrais. A primeira discute o sentido de urgência da contracultura no país, especialmente ao pensar em estados de suspensão que desaparecem e retornam ao longo do tempo histórico.

A segunda se relaciona ao percurso da arte, tendo como fio condutor quatro canções da música popular brasileira: “Vapor Barato”, “Movimento dos Barcos”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Cajuína”, utilizadas para demarcar tempos e espaços de manifestação contracultural nos anos 1970, dentro do contexto social brasileiro.
Já a terceira inquietação parte de uma dimensão pessoal, ligada à educação sentimental e à reflexão ensaística, buscando, a partir da crítica cultural, vislumbrar possibilidades de futuro por meio da evocação dessas canções e da recomposição de fragmentos do passado.
O livro já está disponível para compra pela Artêra Editora e também no site da Amazon.
Serviço
Lançamento do livro “Bêbados Trajando Luto: Movimentos Críticos, Contracultura e Música Popular nos Anos 1970”
Local: Museu de Mariana
Data: 10/02/2026
Horário: 18h30 às 21h

Larissa Antunes
É graduanda em Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação. Possui interesse por jornalismo cultural, radiojornalismo, audiovisual, fotojornalismo, movimentos político-sociais e expressões artístico- culturais.












