Terminal Turístico recebe exposição de Bruno Miné
“Habitar a Si” convida o público a enxergar o corpo como construção e a cidade como extensão de si. Exposição integra a programação do Festival de Inverno
Visitantes exploram as obras da exposição “Habitar a Si” de Bruno Miné, que propõe reflexões sobre o corpo e a cidade. - Foto: Maria Teresa Carvalho/Agência Primaz
A coletânea de Miné convida o espectador a enxergar o corpo como uma construção e os olhos como janelas de percepção. “Essa exposição é resultado de uma pesquisa de seis anos. É um exercício de olhar para a cidade, para as pessoas, para os monumentos, e transformar isso em arte. “Habitar a Si é sobre estar presente no mundo e no nosso próprio corpo, nossa primeira morada”, explicou Bruno Miné.
A abertura contou também com um desfile das crianças da Casa Lar Estrela, que vestiram peças da coleção “Águas”. A parceria com a Casa veio das oficinas que Bruno ministrou para as crianças no ano passado. No final do projeto, os alunos trabalharam com estamparia. A coleção de Bruno têm estampas inspiradas em peixes nativos das bacias do Rio Doce e da Amazônia.

Ver Mais
Miné também comentou a reviravolta recente em sua trajetória: há cerca de um mês, o artistaenfrentou acusações injustasde crime ambiental enquanto expunha suas artes na Praça Gomes Freire. Agora, Miné celebra a conquista de um espaço institucional para mostrar sua arte. “De lá para cá, só avanço. Estou expondo onde sempre quis e quero autonomia para continuar ocupando as ruas também. A cidade precisa disso”, afirmou.
Para Arlindo Flausino, também artista, as exposições realizadas no Terminal Turístico representam muito mais do que arte.O artista também já expôsna Sala Cássio Antunes de Oliveira. “O Terminal é a porta de entrada da cidade. Receber uma exposição como essa aqui é mostrar aos visitantes, e a nós mesmos, moradores da cidade, o que Mariana tem de melhor”, comenta o artista.

Revitalização do Terminal Turístico
A requalificação do Terminal Turístico faz parte de uma política da Secretaria de Cultura e Turismo para valorizar artistas locais e oferecer aos turistas uma experiência cultural mais rica. “Hoje, chegamos ao terminal e ele está vivo, como deveria estar desde sempre. Ele volta a cumprir seu papel, oferecendo estrutura e acolhimento para quem chega à cidade”, destacou o prefeito Juliano Duarte (PSB), presente na abertura da exposição.
Além da exposição de Bruno Miné, o espaço contará com uma programação contínua de mostras e atividades culturais nos próximos meses.
A exposição “Habitar a Si” segue aberta à visitação no Terminal Turístico durante todo o mês de julho. A entrada é gratuita.

Maria Teresa Carvalho
Natural de Belo Horizonte e cursa Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse por jornalismo cultural e literário. Atuou como estagiária da Agência Primaz entre abril e agosto de 2025.










