Terminal Turístico recebe exposição de Bruno Miné

“Habitar a Si” convida o público a enxergar o corpo como construção e a cidade como extensão de si. Exposição integra a programação do Festival de Inverno

Atualizado em 13/07/2025 às 20:07, por Maria Teresa Carvalho.

Visitantes exploram as obras da exposição “Habitar a Si” de Bruno Miné, que propõe reflexões sobre o corpo e a cidade. - Foto: Maria Teresa Carvalho/Agência Primaz

A coletânea de Miné convida o espectador a enxergar o corpo como uma construção e os olhos como janelas de percepção. “Essa exposição é resultado de uma pesquisa de seis anos. É um exercício de olhar para a cidade, para as pessoas, para os monumentos, e transformar isso em arte. “Habitar a Si é sobre estar presente no mundo e no nosso próprio corpo, nossa primeira morada”, explicou Bruno Miné.

A abertura contou também com um desfile das crianças da Casa Lar Estrela, que vestiram peças da coleção “Águas”. A parceria com a Casa veio das oficinas que Bruno ministrou para as crianças no ano passado. No final do projeto, os alunos trabalharam com estamparia. A coleção de Bruno têm estampas inspiradas em peixes nativos das bacias do Rio Doce e da Amazônia.

/apidata/imgcache/b1c0541e4e2744f43b5953b21e86eaba.jpeg?banner=postmiddle&when=1770346745&who=345

Bruno Miné ao lado de participantes da Casa Lar Estrela, que desfilaram com peças da coleção “Águas”. - Foto: Maria Teresa Carvalho/Agência Primaz

Ver Mais

Miné também comentou a reviravolta recente em sua trajetória: há cerca de um mês, o artistaenfrentou acusações injustasde crime ambiental enquanto expunha suas artes na Praça Gomes Freire. Agora, Miné celebra a conquista de um espaço institucional para mostrar sua arte. “De lá para cá, só avanço. Estou expondo onde sempre quis e quero autonomia para continuar ocupando as ruas também. A cidade precisa disso”, afirmou.

/apidata/imgcache/9d1cc4d87f3e18600bcfc01eed619e3a.jpeg?banner=postmiddle&when=1770346745&who=345

Para Arlindo Flausino, também artista, as exposições realizadas no Terminal Turístico representam muito mais do que arte.O artista também já expôsna Sala Cássio Antunes de Oliveira. “O Terminal é a porta de entrada da cidade. Receber uma exposição como essa aqui é mostrar aos visitantes, e a nós mesmos, moradores da cidade, o que Mariana tem de melhor”, comenta o artista.

/apidata/imgcache/0324fe39cc503624c5c3a09355916b08.jpeg?banner=postmiddle&when=1770346745&who=345

Revitalização do Terminal Turístico

A requalificação do Terminal Turístico faz parte de uma política da Secretaria de Cultura e Turismo para valorizar artistas locais e oferecer aos turistas uma experiência cultural mais rica. “Hoje, chegamos ao terminal e ele está vivo, como deveria estar desde sempre. Ele volta a cumprir seu papel, oferecendo estrutura e acolhimento para quem chega à cidade”, destacou o prefeito Juliano Duarte (PSB), presente na abertura da exposição.

Além da exposição de Bruno Miné, o espaço contará com uma programação contínua de mostras e atividades culturais nos próximos meses.

A exposição “Habitar a Si” segue aberta à visitação no Terminal Turístico durante todo o mês de julho. A entrada é gratuita.


Maria Teresa Carvalho

Natural de Belo Horizonte e cursa Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse por jornalismo cultural e literário. Atuou como estagiária da Agência Primaz entre abril e agosto de 2025.