Reabertura do Cine Teatro inicia Festival EntreLaços
Reforma vai proporcionar melhores condições para apresentação de espetáculos teatrais e realizações de eventos culturais
Fachada do Cine Teatro Municipal passa a contar com iluminação cênica – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Reabertura do Cine Teatro
“Conhecido por muitos como o antigo SESI, um espaço que faz parte da memória afetiva de gerações marianenses, este prédio foi inaugurado em meados do século XX e foi, por décadas, palco de exibições cinematográficas, apresentações teatrais, eventos educacionais e culturais que marcaram a vida de nossa comunidade. Mais que paredes e poltronas, esse lugar sempre foi símbolo de encontro, aprendizado e arte”, destacou Priscila Oliveira, Coordenadora do Cerimonial da Prefeitura, na abertura do evento.
Ausente da cidade, em missão de discussão de questões ligadas à repactuação do rompimento da barragem de Fundão, o prefeito Juliano Duarte (PSB) gravou uma mensagem em vídeo, exibida na cerimônia.
“Estarei fora trabalhando, trabalhando pelo futuro de Mariana em busca de justiça, de recursos e de uma repactuação que realmente atenda os interesses da nossa cidade. Por isso hoje a Sônia [Azzi], a minha querida vice, estará representando a nossa cidade. E queria agradecer a todos que trabalharam para a realização do Festival de Inverno de Mariana. Foi feito com muito carinho, pensado em toda a nossa população, em todas as nossas famílias e também nos distritos”, declarou o chefe do Executivo Municipal.
Ver Mais
Cine Teatro passou por reforma completa

Depois de falas breves do líder do governo na Câmara, vereador Manoel Douglas (PV) e do secretário de esportes, Eventos e Comunicação, Bruno Freitas, coube a Eduardo Batista, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, falar sobre a importância da reforma do Cine Teatro.
“Nós fizemos uma reforma dentro do que nós conseguimos, e muitas outras coisas ainda vão acontecer nesse espaço. Mas hoje os artistas marianenses e os artistas de fora, eles terão a oportunidade de se apresentar nessa caixa cênica, nesse palco italiano, apresentando aí todo o seu ofício, que é a arte”, destacou o secretário.
No início da cerimônia, a Coordenadora do Cerimonial já havia destacado as melhorias introduzidas no Cine Teatro Municipal, dentre as quais a revitalização completa da fachada; a limpeza, lavagem e higienização das poltronas e das cortinas do palco, a manutenção e reforma dos aparelhos de ar-condicionado; a troca completa da iluminação cênica e aquisição de nova mesa de som e luz; a modernização do sistema de sonorização, oferecendo melhor qualidade acústica; a troca de extintores de incêndio e luzes de emergência, garantindo segurança, e a troca das borrachas das rampas laterais, dos balizadores e lâmpadas, entre outras ações que visam “reafirmar nosso compromisso com a cultura, a história e o bem estar da população, transformando esse espaço em um verdadeiro patrimônio vivo para Mariana”.

Abertura do Festival de Inverno “EntreLaços”
“O nosso Festival de Inverno, esse ano, ele celebra a articulação. Ele celebra o entrelaçar. Por isso que esse nome traz aí o nosso tema EntreLaços”, afirmou Eduardo batista, destacando os diferentes significados do termo, desde a integração entre as secretarias municipais envolvidas, passando pelo “entrelaçar” da construção de uma programação constituída por mais de 90 atrações, das quais a grande maioria dos artistas são locais, até “a representação viva do poder de um povo”, representada pela dança das fitas de Monsenhor Horta, manifestação folclórica rica em cor, ritmo e ancestralidade, simbolizando os laços que nos unem como povo e como cultura, e que, não por acaso, serviu de inspiração para o nome do festival.

Fechando a programação de abertura do Festival EntreLaços, aconteceu uma apresentação cênica e musical que convidou o público a revisitar e celebrar a rica trajetória do Cine Teatro Municipal de Mariana, por meio de cantigas, vídeos, depoimentos e dança, constituindo uma viagem afetiva e histórica, desde a origem do teatro até o momento especial de sua reabertura, na qual a artista marianense Ingrid Ribeiro compartilhou suas memórias afetivas e sua esperança de ver novamente os projetos culturais florescendo e os sonhos ganhando vida no palco, acompanhada por músicos e percussionistas locais, além de produções audiovisuais realizadas por empreendedores marianenses, bem como com a participação de integrantes dos projetos Recria Vida e Cria.


Luiz Loureiro
É jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.












