Pesquisadores da UFOP lançam livro “Inspirações Políticas e Reinvenções Culturais”
Livro reúne coletâneas de artigos realizados por professores e alunos vinculados ao grupo de pesquisa “Quintais”, abordando política e cultura
O livro foi organizado pelos pesquisadores Hila Rodrigues e Cláudio Coração e conta com a participação de professores e alunos da UFOP - Foto: Nikolle Gandra/Agência Primaz
Na última quinta-feira (22), foi realizado o lançamento do livro “Inspirações Políticas e Reinvenções Culturais”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Quintais”, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento ocorreu no Clube Osquindô, localizado no distrito Passagem de Mariana, de forma gratuita e aberto para toda a comunidade. Durante o evento foram realizados sorteios de exemplares e apresentação sobre o processo de produção do livro, feita pelos autores.
Desenvolvimento do livro "Inspirações Políticas e Reinvenções Culturais"
O projeto do livro teve início em 2019, reunindo artigos produzidos durante o governo Bolsonaro e o período pandêmico. De acordo com o professor Cláudio Coração, coorganizador do livro, os textos presentes na obra “reproduzem e refletem as principais marcas do grupo de pesquisa, que é pensar a cultura midiática nos polos da arte e da política“esses artigos têm a ver com os desafios que a gente enfrentou nesse intervalo[pandemia]e com os desafios daqui em diante para a reconstrução”.
O objetivo principal da publicação é retratar os objetos midiáticos marcados pelos quatro anos do Governo Bolsonaro. De acordo com Cláudio, os textos presentes passam por temas variados, como artigos sobre o cinema de Spike Lee, Cypher Favela Vive e a morte de Aldir Blanc. O livro busca evocar produções específicas, marcar assuntos relevantes e abordar temas conceituais e teóricos no campo da Comunicação.

O processo de produção dos artigos contou com a participação dos integrantes do Grupo de Pesquisa Quintais. Para a professora Hila Rodrigues, o livro vem coroar o trabalho do “Quintais” na pesquisa de objetos midiáticos. Ela explica que, no processo criativo, os temas abordados eram escolhidos a partir de uma “tempestade de ideias”. “Cada um trazia uma canção, uma imagem, um clipe, e a gente ia trabalhando as temáticas em cima daquilo. Depois a gente fez um simpósio agregando essas coisas, mas também agregando os trabalhos que os mestrandos estavam trabalhando”, afirmou.
Hila ressaltou que a escolha do ambiente de estreia não foi ao acaso, já que o Clube Osquindô é um dos apoiadores dos projetos do Grupo de Pesquisa, e ambos possuem o desejo de aproximar a UFOP da população marianense. “Se a gente quer que a comunidade participe da universidade, é dever oferecer para a comunidade a oportunidade de vivenciar outros conhecimentos”, complementou.
Além do lançamento em Mariana, haverá uma segunda estreia de abertura de vendas do livro, em Belo Horizonte, organizado pela editora. O evento vai acontecer em 04 de agosto, no Centro Cultural Casa Floresta.

Nikolle Granda
Mai - Nov/2023










