Metas SMART: você já definiu suas Metas para 2026?
“Todos os homens têm sonhos, poucos são os que conseguem transformá-los em metas e torná-los realidade”. (Vasconcelos, 2025)
Clique no link para ouvir o áudio, ou leia o texto.
Metas SMART: você já definiu suas Metas para 2026?.mp3
Mais um ano está chegando ao fim e um novo se inicia! Como declama Renato Teixeira na sua belíssima canção “E assim os dias passarão”, dezembro vai, janeiro vem e o tempo passa veloz como um trem. Nada melhor, nesse momento, do que iniciar o ano com o objetivo de transformar sonhos em Metas. O problema é que a grande maioria das pessoas vive cheia de sonhos, mas poucas conseguem descrever suas metas com clareza e objetividade e esses sonhos acabam se perdendo pela linha do tempo junto com os anos que se passam. O conceito de Meta SMART pode ajudar e muito na mudança desse contexto. Portanto, siga em frente com a sua leitura. Vale a pena conferir!
O primeiro passo é saber a diferença entre sonhos, objetivos e metas. Sonhos são desejos do que nós gostaríamos que acontecesse, sem prazo, sem plano e sem ação imediata, tais como morar na praia um dia, escrever um livro ou viajar o mundo. O sonho é o ponto de partida, a inspiração.
Objetivo é o sonho transformado em direção concreta, onde se define o que queremos alcançar, sem definir o quando e nem especificar o indicador, tais como mudar para uma cidade X, publicar um livro ou fazer uma viagem pela América do Sul. O objetivo é o sonho organizado.
Finalmente a meta é o objetivo transformado em ação, conforme o conceito de Meta SMART.
Meta SMART, um termo da língua inglesa que significa inteligente na língua portuguesa, representa um acróstico cujos termos são provenientes da língua inglesa. O “S” vem do termo “Specific” ou específica, em uma tradução para a língua portuguesa. Significa que a meta deve ser descrita com uma clareza e uma objetividade cristalina, de forma que qualquer um que a leia entenda com perfeição e exatidão seu enunciado.
A segunda letra do nome, o “M”, vem do termo “Mensurable”, ou seja, mensurável. Mensurável significa aquilo que pode ser medido, em termos de tempo, quantidade, percentual, litros, metros, quilogramas ou qualquer outra unidade de medida.
A terceira letra, o “A”, tem origem no termo “Attainable”, isto é, atingível. Isto significa que a meta tem que ser alcançável, não pode ser algo extremamente difícil, acima da capacidade ou das competências do indivíduo ou da organização, caso contrário pode gerar desmotivação ou um estresse excessivo, causando sérios problemas para os envolvidos.
O “R”, na quarta posição, representa o termo “Relevant”, ou seja, relevante em português. Entende-se com isto que a meta, em oposição ao preceito anterior, tem que ser desafiadora. Não pode ser muito fácil, porque, em contrapartida, geraria descrédito, descomprometimento ou brincadeira.
Finalmente, a quinta e última letra, o “T”, vem do termo inglês “Timely”, ou seja, o tempo para o alcance da meta tem que ser definido temporalmente na linha do tempo, tem que ter um prazo para ser cumprida. Esse prazo tem que ser compatível com o grau de relevância, complexidade e disponibilidade de recursos. Quanto mais relevante e complexa for a meta, possivelmente maior deverá ser o prazo para ser alcançada.
É importante considerar que dificilmente uma meta pode ser plenamente alcançada sem um devido monitoramento, ação que deve ser feita através de um Plano de Ação 5W2H.
O Plano de Ação 5W2H define claramente em ordem cronológica o passo a passo de todas as ações necessárias para o alcance de uma meta. Os 05 “W’s” assim como os 02 “H’s” são originários da língua inglesa. O primeiro “W” (What), representa quais ações devem ser tomadas; o segundo “W” (Who) representa quem deverá tomar cada ação; o terceiro “W” (When) define quando deverá ser tomada cada ação. O quarto “W” (Where) define onde será tomada cada ação e o quinto “W” (Why) o “por que” cada ação deve ser tomada. Finalmente, os 02 “H’s” representam respectivamente o como cada ação dever ser implementada e o custo de cada uma delas.
De posse de todas estas informações, você agora já pode traçar suas metas para 2026, de forma objetiva, prática, consistente, parametrizada e eficaz, possibilitando assim que seus sonhos possam ser transformados em realidade. Portanto, mãos à obra e um excelente 2026 para todos!
Se você ou sua empresa precisam de ajuda para a utilização destas estratégias, faça contato conosco. Será um prazer assessorá-lo nesta tarefa.

Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas











