Mariana recebe espetáculos gratuitos do “Caixola Recicla”

Utilizando um caminhão-palco, iluminado com energia limpa, o projeto tem um olhar atento ao meio ambiente, oferecendo também oficinas de reciclagem

Atualizado em 26/09/2025 às 17:09, por Luiz Loureiro.

Apresentações, em Mariana, acontecem na Praça dos Ferroviários, bairro Barro Preto – Foto: Paulo Lopes

Programação do Caixola Recicla

Uma das principais atrações do Caixola Recicla é um cortejo que visita escolas para proporcionar maior interação com o público infantil – Foto: Dani Rosa

Na próxima terça-feira, 30 de setembro, a programação inclui o “Cortejo de Chegança”, que percorrer escolas, praças e ruas da cidade. A proposta é divulgar o projeto e convidar o público para as apresentações, com intervenções interativas circenses e musicais, interagindo com o público de forma lúdica. Nas Para o público escolar, acontece uma oficina especial, focada na reciclagem.

/apidata/imgcache/c4174d5a49d766513eaf1d561bbebd82.jpeg?banner=postmiddle&when=1770334327&who=345

Na quarta-feira, 1º de outubro, as apresentações teatrais vão ter início às 15h, com classificação etária livre. Os espetáculos “Sessão Solene – A Princesa e o Gigante”, abre a programação, seguida pelo “Caixola Recicla”, ambos do Grupo Teatro a Bordo.

A programação também inclui apresentação de artistas locais, valorizando a produção artística produzida no território, e uma sessão de curtas-metragens, tudo com entrada gratuita e diversão garantida para toda a família.

Em termos de cultura, apassagem do grupo Teatro a Bordo acontece, por feliz coincidência, apenas dois dias após a realização do 13º Encontro Internacional de Palhaços, potencializando a tradição cultural de Mariana.

/apidata/imgcache/8d6a8af0440e37cb081093b7fbf8fad4.png?banner=postmiddle&when=1770334327&who=345

Projeto Caixola Recicla

O projeto tem como objetivo estimular a reflexão sobre o consumo excessivo e a importância de reduzir, reutilizar e reciclar materiais. Desde 2015, utilizando energia solar para alimentar seus equipamentos de som e luz e um contêiner reciclado como palco, o Teatro a Bordo – o primeiro Teatro Móvel Solar do Brasil – mostra ao público a transformação do lixo em arte. Bonecos e adereços feitos de materiais descartados ganham vida no palco, com música, poesia, humor e a participação ativa do público.

É dessa forma que o Caixola Recicla convida crianças e adultos a abrirem a mente e a “caixola” [cabeça] para repensar o consumo, a reciclagem e o poder da imaginação.

Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Unir arte e sustentabilidade neste projeto é um caminho promissor para a conscientização coletiva”, destaca Douglas Zanovelli, ator e produtor.

/apidata/imgcache/0324fe39cc503624c5c3a09355916b08.jpeg?banner=postmiddle&when=1770334327&who=345

Teatro a Bordo com o pé na estrada

Caminhão-palco do projeto Caixola Recicla passou pelo Pará e pelo Maranhão, antes de visitar Minas Gerais e Espírito Santo – Foto: Divulgação

Além de Mariana, o grupo Teatro a Bordo vai visitar as cidades de Catas Altas (MG), Cariacica (ES), Serra (ES) e Ibiraçu (ES). Antes, passou por Nova Lima (MG), Alto Alegre do Pindaré (MA), São Pedro da Água Branca (MA), Canaã dos Carajás (PA), Ourilândia do Norte (PA) e São Felix do Xingu (PA).

Este projeto Caixola Brincante tem o patrocínio da Vale, contemplado pelo edital nacional “Chamada Instituto Cultural Vale 2024” para circulação em 12 cidades brasileiras e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Detalhes da programação

Terça-feira – 30 de setembro

– Manhã e tarde: Cortejos de Chegança nas escolas municipais e Oficina de Reciclagem “Bonecos Brincantes” (atividades para público escola)

– 17h: Cortejo de Chegança dos artistas no Centro da cidade

Quarta-feira – 1º de outubro – Praça dos Ferroviários

/apidata/imgcache/9d1cc4d87f3e18600bcfc01eed619e3a.jpeg?banner=postmiddle&when=1770334327&who=345

15h – Espetáculo “A Princesa e o Gigante” – (com tradução em libras, duração de 55 minutos e classificação livre)

– 18h – Apresentação dos artistas locais

– 19h – Cinema / Sessão de Curtas-Metragens

– 19h30 – Espetáculo “Caixola Recicla” -( com tradução em libras, duração de 55 minutos e classificação livre

Mais informações nas redes sociais do grupo Teatro a Bordo


Luiz Loureiro

É jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.