Indígenas de Ouro Preto tem destaque no LatAm Content Meeting
A primeira edição do LCM conta com produções mineiras e vai acontecer entre os dias 10 e 12 de março, reunindo grandes players latino-americanos e grandes nomes globais do setor audiovisual.
Cacique Danilo, liderança principal do Borum-Kren no documentário que vai representar Ouro Preto no LCM. Foto: Reprodução / Teaser “Um Lugar Borum Kren”

Minas Gerais no LCM
O audiovisual de Minas Gerais tem presença confirmada no LatAm Content Meeting deste ano, com 19 produções, sendo 14 delas filiadas ao Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais (SINDAV-MG), vindas de Belo Horizonte, Cataguases, Ouro Preto e Varginha.
Além do SINDAV-MG, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Minas Play também ajudaram a garantir a presença mineira no evento.
Para representar Minas e fortalecer a presença do estado no cenário global, aBezouro Filmes,aCamisa Listrada Produções Audiovisuais,aEspecial Filmes, aFaz Cultura Produtora, aGuerrilha.Co, aImmagini Animação, aLe Petit, aNavalha Produtora Audiovisual, aOuseria Produções, aPonta Anzol Filmes, aStoryLabe, por fim, aTangente Filmes, são as produtoras participantes.
Ver Mais
Um Lugar Borum-Kren
Vale destacar a presença do documentário daNavalha Produtora Audiovisual,“Um Lugar Borum-Kren”, produzido por Maíra Lana. O documentário propõe uma imersão na ancestralidade milenar desse povo originário da região de Ouro Preto (conhecido por poucos) e retrata a trajetória do cacique Danilo Borum-Kren em busca do reconhecimento de sua etnia, história e do território tradicional do povo Borum-Kren. Danilo Borum-Kren participou do debate“Todos Pela Vida”, na última edição do “Festival da Vida”, em Mariana.

Ao longo dos séculos, os povos originários da região sofrem um intenso processo de violências e apagamento cultural. Em virtude disso, há o constante enfrentamento de desafios no núcleo minerador mais opressor e antigo de Minas Gerais. O documentário acompanha os passos desse povo que, sob ameaças, caminha rumo ao sonho de, novamente, germinar na terra à qual pertencem.
Programação do LatAm Content Meeting
O LatAm Content Meeting vai atender a demanda de produtoras independentes de conteúdo e plataformas (TVs e OTTs – serviço de mídia que fazem distribuição de conteúdos pela internet) da América Latina por um espaço segmentado para o audiovisual.

Com o intuito de gerar parcerias e negócios, além de discutir possibilidades de produção, distribuição, licenciamento e vendas desse conteúdo, o evento possui uma programação diversificada, com reuniões individuais, sessões de pitch, palestras com players nacionais e internacionais, workshops, seminários e espaços para networking.
Além da participação dos principais players do Brasil, o LCM também conta com importantes parceiros internacionais, como representantes de emissoras da Alemanha, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, França, Japão e muitos outros.
Estão confirmadas, por exemplo, representantes da emissora Channel 4 e BBC (Reino Unido), Deutsche Welle (Alemanha) e NHK Enterprises (Japão). Plataformas de streaming como Amazon Studios e Globoplay também vão marcar presença no evento.
Rodadas de financiamento
Como parte da parceria, oSunny Side of the Docserá responsável pela organização dos pitches (rodadas de financiamento), divididos em três sessões temáticas, como: assuntos atuais e investigativos,factual entertainment(gênero de programação de não ficção que documenta eventos e pessoas reais) e natureza e meio ambiente.
Após a apresentação, um júri de especialistas da indústria irá selecionar o melhor projeto apresentado em cada categoria. Os três vencedores vão receber um prêmio em dinheiro para financiar seus projetos.
O LatAm Content Meeting 2025 é uma oportunidade única para profissionais do setor audiovisual de não-ficção para aproveitar a visibilidade do evento e promover seus projetos no mercado internacional.

Maria Eduarda Marques
Natural de João Monlevade (MG), é graduanda do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, com interesse em pautas culturais e fotojornalismo. Atuou como estagiária da Agência Primaz entre março e agosto de 2025.













