2ª Mostra Cine Caminhão celebra “cultura sapatão” no FIU
Evento do Festival de Inverno Universitário (FIU) comemora o mês da visibilidade lésbica com filmes, debates e performance.
Cena do curta da diretora Marina Bastos, que será exibido na 2ª Mostra Cine Caminhão - Foto: Reprodução/Um Sapatão na Kaminhada (2023)
A edição de 2025 doFestival de Inverno Universitário (FIU)começou junho com ações que contemplam as cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Com o tema “Universo Inconsciente”, o festival reune oficinas, exposições, shows, performances e seleção de coletivos. A programação segue até setembro, com atividades que continuam a ocupar diferentes espaços e propor diálogos em várias linguagens.
Ver mais sobre cultura
2ª Mostra Cine Caminhão
Durante os dois dias da Mostra Cine Caminhão, o público vai vivenciar sessões de curtas, debates, uma sessão performativa com montação drag (king/queen/queer), além do lançamento da edição especial da revista “Sola Grossa”, vinda do Rio de Janeiro para Ouro Preto.
Nesse sentido, a programação inclui títulos como Rebu, Neirud, Kings, História das Lésbicas no Brasil, Cassandra Rios: a Safo de Perdizes, entre outros, seguidos por rodas de conversa com realizadoras e integrantes doNúcleo de INvestigação FEminIstAS.
A proposta é ocupar o cinema como um lugar de encontro, memória e afirmação das dissidências, criando experiências estéticas e políticas de pertencimento.
Acompanhe o coletivo feminista NINFEIAS noInstagram.


Programação completa
Classificação: 16 anos
- SEXTA-FEIRA, 29 de agosto
No CRA LGBT+ de Ouro Preto, localizado na Rua Barão de Ouro Branco, nº 82, Bairro Antônio Dias:
20h– Festa Cine Caminhão com DJ Shaitemi e montação drag (venha de drag queen/king/queer ou monte-se com a gente)
- SÁBADO, 30 de agosto
No Cine Vila Rica, localizado na Rua Antônio Pereira, nº 33, Praça Tiradentes.
Sessão I: 17h00
Encontros telepáticos (2024) – dir. Henfil (5’)
Um Sapatão na Kaminhada (2023) – dir. Marina Bastos (6’)
Beijo Feio (2023) – dir. Jenn Cardoso (3’)
Kings (2024) – dir. Juliana Pamplona (15’)
A Felicidade delas (2019) – dir. Carol Rodrigues (14’)
Sessão II: 18h30
REBU (2020) – dir. Mayara Santana (21’)
Roda de conversa: 20h10– mediação de Elis Nunes, Juliana Pamplona e Nina Caetano
Confira outros eventos em nossaAgenda Cultural.

Maria Eduarda Marques
Natural de João Monlevade (MG), é graduanda do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, com interesse em pautas culturais e fotojornalismo. Atuou como estagiária da Agência Primaz entre março e agosto de 2025.











