1ª Copa APAExonados une esporte e inclusão na UFOP

Evento reuniu APAEs de Itabirito, Mariana e Ouro Preto para dois dias de atividades esportivas

Atualizado em 20/06/2025 às 10:06, por Maria Teresa Carvalho.

APAEs e comunidade acadêmica se unem para realizar a primeira edição da Copa Apaexonados. - Foto: Maria Teresa Carvalho/Agência Primaz

Queimada, atletismo, caminhada, futsal e natação foram as modalidades escolhidas para a primeira edição da Copa. Geraldo Joventino, aluno daAPAE de Ouro Preto, participou do futsal e comentou sobre o evento: “Tô gostando, tô adorando. Ganhamos! E o time é muito legal”, explica Geraldo, que também toca na fanfarra da APAE.

/apidata/imgcache/772be4290fdea147e45f144ef300fe65.jpeg?banner=postmiddle&when=1770328791&who=345

A natação foi a última modalidade do evento. Competiram os alunos das APAEs de Itabirito, Mariana e Ouro Preto. - Foto: Maria Teresa Carvalho/Agência Primaz

A cerimônia de aberturada Copa APAExonados aconteceu na manhã da última terça-feira (16) e contou com apresentação da fanfarra da APAE de Ouro Preto e presença do prefeito Ângelo Oswaldo, e do secretário de Esportes e Lazer, Marco Antônio de Freitas.

Sob supervisão do professor Paulo Antonelli, os alunos das disciplinas ‘educação física, esportes, recreação e lazer para pessoas com deficiência’ e ‘natação’ do curso de Educação Física da UFOP, auxiliaram na arbitragem e coordenação do evento.

1ª Copa APAExonados

A analista educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto, Narayana Podestá, foi quem idealizou a Copa. Também responsável pelo Serviço de Apoio à Inclusão, a ideia foi unir as frentes que coordena na SRE.

/apidata/imgcache/0324fe39cc503624c5c3a09355916b08.jpeg?banner=postmiddle&when=1770328791&who=345

A iniciativa é também uma pré-seleção para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) Paralímpicos, categoria que as APAEs da região nunca participaram. “Essa copa, primeiro, é uma integração. Todos ganharam medalha, todos que quiseram, participaram. E aí a gente vai ver, a partir de agora, a possibilidade de levá-los para o JEMG Paralímpico”, explica Narayana.

/apidata/imgcache/b1c0541e4e2744f43b5953b21e86eaba.jpeg?banner=postmiddle&when=1770328791&who=345

Os atletas receberam medalhas após os jogos. - Foto: Maria Teresa Carvalho/Agência Primaz

Ver Mais

Inclusão: trabalho árduo

Conduzir os alunos para outros ambientes pode ser uma tarefa desafiadora. Jean Piter, coordenador da APAE de Ouro Preto, comenta sobre a realização do evento: “A gente sabe que o movimento de inclusão é muito difícil. Inclusão é uma coisa muito bonita, mas ela não é fácil de acontecer. Então, quando uma instituição grande como a UFOP abre espaço para a gente, a gente tenta aproveitar isso ao máximo possível, tirando os alunos de dentro da APAE e mostrando para a sociedade que eles são indivíduos como qualquer outra pessoa [sem deficiência]”, explica o coordenador. Jean também comenta que a ideia é que a Copa integre o calendário de atividades das APAEs.

Sobre a APAE

A APAE é uma organização social brasileira dedicada à atenção integral de pessoas com deficiência, com ênfase nas deficiências intelectual e múltipla. Ela atua em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, trabalho, profissionalização, defesa de direitos, esporte, cultura e lazer. Seu objetivo é promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias, oferecendo serviços e projetos que incentivam a inclusão social e a autonomia.


Maria Teresa Carvalho

Natural de Belo Horizonte e cursa Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse por jornalismo cultural e literário. Atuou como estagiária da Agência Primaz entre abril e agosto de 2025.